Digitalizadas as edições do jornal "A Voz do Trabalhador", da Confederação Operária Brasileira (1908-1916)


É com enorme prazer que hoje, 1° de maio, data significativa para lembrarmos a luta e os sacrifícios dos trabalhadores de todo o mundo, disponibilizamos a todas e todos 71 edições do jornal A Voz do Trabalhador, da Confederação Operária Brasileira, publicados entre os anos de  1908 a 1915.

OS JORNAIS
A Voz do Trabalhador foi um veículo de propaganda da Confederação Operária Brasileira (COB), primeira central sindical do país, de origem sindicalista revolucionária. O periódico sobreviveu ao tempo graças ao projeto da Imprensa Oficial de São Paulo, que em conjunto com o Centro de Memória Sindical, o Arquivo Histórico do Movimento Operário Brasileiro, e o Arquivo Edgard Leuenroth, encadernou os fac-símiles no ano de 1985. Segundo consta em sua apresentação, "do conjunto de 278 páginas, 107 foram restauradas artesanalmente, isto é, letra por letra, palavra por palavra". (DANTAS, 1985) Apesar disso, localizá-los e consultá-los é tarefa difícil ao pesquisador interessado em estudar a história da classe trabalhadora no Brasil. Dessa forma, ficamos profundamente felizes em facilitar este processo, e desejamos que o acesso as fontes permita pensarmos novos trabalhos acadêmicos e, principalmente, novas formas de luta e organização para as e os trabalhadores no Brasil.

Edição publicada em 1° de Maio de 1913


A COB NO PIAUÍ
É sabido que a Aliança Federativa dos Obreiros do Piauí, sediada em Teresina, mantinha contato com a Confederação Operária Brasileira. Em 1906, nos preparativos para o I Congresso Operário Brasileiro, a associação piauiense certificou-se de enviar ao menos um delegado para a reunião que ocorreria no Rio de Janeiro. Porém, diante de problemas até hoje não identificados, o delegado piauiense não pôde se fazer presente no Congresso. É o que registra Francisco Foot Hardman e Victor Leonardi (1991, p. 242)

"O Primeiro de Maio de 1905 foi comemorado pelos trabalhadores de Teresina. No ano seguinte, a Aliança Federativa dos Obreiros do Piauí elegia, para representá-la no Primeiro Congresso Operário Brasileiro, que fundaria a Confederação Operária Brasileira (COB), o trabalhador Raimundo Britto Campos (que não chegou, entretanto, a não comparecer)"

O pesquisador Leôndidas Freire (2017, p. 06) investigou mais aprofundadamente a "não-participação" do Piauí no I Congresso Operário Brasileiro, trazendo outras informações acerca da temática:

"A Aliança Federativa dos Obreiros do Piauí e o Círculo Federativo Socialista dos Obreiros de Caxias - as duas associações combinam enviar um único representante a um congresso socialista que ocorreria na sede na União Operária do Engenho de Dentro no Rio de Janeiro, entretanto esse congresso não ocorreu - o que ocorreu de fato foi o primeiro Congresso Operário Brasileiro em 1906.
O representante escolhido para falar pelas duas sociedades no congresso socialista, foi Benedicto Saraiva da Cunha. Porém, por algum motivo congresso socialista idealizado pela União Operária do Engenho de Dentro como já citado não houve, Benedicto resolveu ir assim mesmo ao Rio de Janeiro, mesmo não havendo o congresso socialista, resolveu continuar a missão de ir a capital federal para fazer parte do primeiro congresso operário brasileiro, de cunho mais amplo do que o imaginado congresso socialista.
Curiosamente, ao analisar as resoluções do congresso operário brasileiro, percebo que 'Além destas sociedades que estavam representadas no Congresso, há a acrescentar o Círculo Socialista dos Obreiros de Caxias, cujo representante adoeceu em viagem'.
A notícia da doença e da viagem de Benedicto, não foram bem aceitas pela Aliança Federativa dos Obreiros do Piauí, pois essa queria participação de um delegado apenas, se fosse no congresso socialista, o que não houve, assim em seu órgão de propaganda o Operário , a mutual do Piauí ataca Benedicto, e o acusa de esconder um jornal da associação que afirmava que o congresso socialista fora cancelado".

ARMAZENAMENTO 
"A Voz do Trabalhador" está armazenado na sessão "jornais", da aba "fontes", na Plataforma Mundos do Trabalho - Piauí. Você pode acessá-lo clicando aqui

* * * * * * * * * *

Referências:
A VOZ DO TRABALHADOR - Orgam da Confederação Operária Brazileira. Rio de Janeiro-RJ. Ano IV, n. 30. 1° de Maio de 1913.
DANTAS, Audálio. Resgatando a História Operária. In: A Voz do Trabalhador: orgam da Confederação Operaria Brazileira: coleção fac-similar de 71 números, 1908-1915. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura: Centro de Memória Sindical, 1985.
HARDMAN, Francisco Foot & LEONARDI, Victor. História da Indústria e do Trabalho no Brasil (das origens aos anos 20). 2 ed. São Paulo: Editora Ática, 1991.
SILVA JÚNIOR, Leôndidas Freire. Uma consciência de classe do Sul-Global? Trabalhadores, associativismo e relações de capital e trabalho na periferia do capitalismo (1880-1922). In: ANAIS DO COLÓQUIO INTERNACIONAL MARX E O MARXISMO 2017: de O capital à Revolução de Outubro (1867 - 1917). Niterói-RJ, 2017.