LANÇAMENTO DO ACERVO OLINE ONLINE DO JORNAL INOVAÇÃO



No dia 05 de fevereiro de 2021 foi lançado na Plataforma Mundos do Trabalho Piauí o Acervo Online do Jornal Inovação. Importante periódico da imprensa alternativa no Piauí, este jornal circulou regularmente entre os anos de 1977 e 1988, com algumas edições especiais publicadas em 1992, 2019 e 2020. Agora todo este acervo estará disponível gratuitamente, devidamente catalogado, em formato digital e com acesso online.

Fruto de um projeto de extensão desenvolvido pelo Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba, a iniciativa reuniu diversos acervos dispersos – públicos e privados – visando contribuir para a democratização de acesso a fontes históricas e fomentar pesquisas a partir desses acervos.

O Projeto PIBEU intitulado Levantamento e catalogação de fontes históricas em acervos públicos e privados da cidade de Parnaíba-PI (aprovado por meio do Edital PIBEU/PREX nº 014/2019) foi coordenado pelo Professor Adjunto de História da UESPI Felipe Ribeiro, tendo como bolsista a graduanda em História da UESPI Evelin Nunes de Souza Santos e como colaborador o Professor Assistente de História da UESPI Sergio Luiz da Silva Mendes.

Durante a organização do acervo, todas as edições foram catalogadas por meio da tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que permite o reconhecimento óptico de caracteres e palavras, facilitando buscas em toda a coleção do jornal. Além disso, foram elaborados um Guia para Pesquisa e Fichamentos Comentados das dez primeiras edições.

Ao todo, o acervo dispõe de 77 edições do Jornal Inovação (incluindo seus suplementos), reunindo mais de quatrocentas páginas de reportagens sobre os mais diversos temas, que a partir de agora estarão disponíveis online e gratuitamente na Plataforma Mundos do Trabalho Piauí: http://www.mundosdotrabalhopi.com.br/